RETROSPECTIVA | Porto Ferreira encerra 2020 com grandes avanços nos serviços de saneamento

RETROSPECTIVA | Porto Ferreira encerra 2020 com grandes avanços nos serviços de saneamento

Notícias Jan 12, 2021

12 de Janeiro de 2021

O município de Porto Ferreira fecha 2020 com significativos avanços nos serviços de saneamento. Após a concessão dos serviços à iniciativa privada em 2011, já foi possível reduzir o índice de perdas de água de 55,6% para os atuais 25%, e elevar o índice de tratamento de esgoto de 3% para mais de 75%.

O primeiro passo para atingir esses resultados foi dado com os investimentos direcionados à modernização e à ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Fazendinha, que elevou o índice de tratamento no município; com a construção da Estação Elevatória de Esgoto Sybilla e a instalação de 6,8 quilômetros de coletores tronco e redes coletoras de esgoto na cidade. O investimento nessas obras foi de R$ 12 milhões.

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto no município, opera uma estrutura de coleta e tratamento de esgoto com 314 quilômetros de redes, responsáveis pela coleta de 96% do esgoto gerado no município. Três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e nove Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) resultam na capacidade de tratamento de até 105 l/s de efluente. Por dia, 7 milhões de litros de esgoto são tratados na cidade.

“Esse resultado é fruto de um trabalho árduo e contínuo feito por uma equipe que se dedica a garantir a preservação dos recursos hídricos e a qualidade de vida da população”, destaca Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental.

A redução no índice de perdas de água é outro grande avanço conquistado e fruto de um trabalho contínuo realizado pela concessionária na cidade. Em nove anos, Porto Ferreira economizou dois bilhões de litros de água, o suficiente para abastecer 47.237 pessoas por um ano, ou seja, cerca de 84% do município. Isso foi possível devido aos investimentos na modernização de redes, um trabalho intenso de mapeamento de áreas mais sensíveis e um corpo técnico que aplica tecnologia para identificar esses vazamentos. 

O trabalho de controle de perdas de água em Porto Ferreira envolve ações periódicas, como a busca sistemática por vazamentos não visíveis, setorização das regiões de abastecimento, instalação de válvulas reguladoras de pressão, troca de redes antigas por novas, implantação do cadastro técnico, substituição de hidrômetros antigos por aparelhos mais novos e modernos, substituição de ligações antigas e medição de descargas preventivas. Tais atividades vão ocorrer durante toda a concessão, uma vez que são ações rotineiras e contínuas para garantir um abastecimento de água de qualidade para a população.

Todos esses avanços são frutos de investimentos que já ultrapassam R$ 72 milhões desde o início da concessão. Em 2020, os recursos foram aplicados em manutenções preventivas elétricas, trabalho de redução de perdas e outras ações para garantir o bom funcionamento de todo o sistema de água e esgoto. 


2020 EM NÚMEROS

•    Neste ano, foram recolhidas 50 toneladas de resíduos (lixo) do sistema de esgoto de Porto Ferreira, que receberam destinação adequada. 

•    140.615 análises laboratoriais foram realizadas durante o ano em um trabalho de monitoramento de qualidade, desde a captação até a rede de distribuição. 

•    75.412 metros de redes de esgoto foram limpos preventivamente, evitando, assim, obstruções de esgoto.

•    295 vazamentos não visíveis foram encontrados, contribuindo para a redução do índice de perdas de água.

Para a BRK Ambiental - que em razão da Covid-19 também adotou uma série de novas medidas e procedimentos de segurança e prevenção junto aos seus funcionários para garantir a continuidade da prestação do serviço essencial ao município em 2020 – o ano, apesar de desafiador nas áreas social, econômica, científica e outras, também motivou a tornar seus serviços ainda mais reconhecidos durante a pandemia.
“Poucas vezes na história o mundo discutiu tanto sobre saúde e sobre o papel essencial do saneamento básico nesse contexto”, comenta Zampieri.

O gerente de operações da concessionária conclui: “encerrar esse ano com resultados tão expressivos para o saneamento de Porto Ferreira demonstra que estamos no caminho certo e que devemos continuar trabalhando para transformar a vida das pessoas pelo saneamento”.